domingo, 14 de dezembro de 2008

MISSA- O ato supremo do amor.

São João Maria Vianney (o Santo Cura D'Ars), exclamava: "Se soubéssemos o que é a Santa Missa, morreríamos de amor".A Santa Missa é o ato supremo do amor infinito da Santíssima Trindade ao pobre pecador."Só por amor se deve receber Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia, já que só por amor Ele se dá a nós", afirmava São Francisco de Sales.
A Santíssima Eucaristia não é somente um sacramento, mas também um sacrifício, em cujo cerimonial Jesus Cristo é oferecido como vítima propiciatória. (Romanos 3,25).É o mesmo sacrifício da própria Cruz, pelo qual Jesus Cristo correspondeu ao desejo de Deus, redimindo a humanidade de seus pecados, porém realizado nos altares pelos sacerdotes de maneira incruenta porém real.
A Sagrada Eucaristia é o fundamento de toda a vida cristã e litúrgica e dos ofícios religiosos celebrados em magno louvor e adoração ? Trindade Santíssima.A Eucaristia é o grande mistério da santíssima fé cristã. É a representação e a atualização do Sacrifício Único da dolorosa Cruz do calvário. Dizia santo Agostinho: "O Sacrifício visível é o sacramento do sacrifício invisível".
A Santa Missa é o canal de graça do Pai Eterno, pela qual recebemos: curas, milagres, libertação e a salvação eterna. É inútil buscar bênçãos fora da Missa. O cristão bem catequizado sabe que sem a Santa Missa, só pode encontrar o engano, mentira, superstição, simpatia e a falsa auto-ajuda.O grande Doutor da Igreja, Santo Tomás de Aquino afirma e nos garante que na Santa Missa estão encerrados todos os frutos, todas as grandes bênçãos, todas as graças e todos os imensos tesouros tão abundantemente espalhados pelo Santo Filho de Deus sobre a Igreja, sua Esposa, no Sacrifício cruento da Cruz.
São João Crisóstomo exorta categoricamente: "Abster-se da Missa é separar-se do Senhor Jesus Cristo".A Santa Missa tem uma profunda ligação e continuidade com a última ceia, porque foi nesta comemoração, que aconteceu a primeira Missa celebrada pelo Senhor Jesus Cristo. Em cada Missa celebrada pelo sacerdote, são pronunciadas as mesmas sacrossantas palavras, que Cristo pronunciou ao instituir o Sacramento da Eucaristia:
"Tomai e comei: Isto é meu corpo, que será entregue por vós. Tomai e bebei: Isto é meu Sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, que será derramado por vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim".
"Na Eucaristia Cristo está realmente presente entre nós. A sua presença não é estática. É uma presença dinâmica, que nos prende para nos fazer seus, para nos assimilar a Si. Cristo atraí-nos a Si, faze-nos sair de nós mesmos para fazer de todos nós uma só coisa com Ele. Desta forma, Ele insere-nos também na comunidade dos irmãos, e a comunhão com o Senhor sempre é também comunhão com as irmãs e irmãos. E vemos a beleza desta comunhão que a Sagrada Eucaristia nos proporciona". (Papa Bento XVI. Homilia no encerramento do Congresso Eucarístico Italiano, 29/05/2005).
Os Doutores da Santa Igreja, Santo Tomás de Aquino e São Boaventura ensinam que o Santo Sacrifício da Missa é de valor infinito, tanto pela Vítima que é aí oferecida, que é o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo que principalmente o oferece.Vivemos a era da internet. Velocidade da comunicação, mudanças rápidas, quebra de paradigmas, paradoxos morais e diversas manifestações espirituais, cujos valores não correspondem a ortodoxia bíblica e tradicional da Madre Igreja. Precisamos urgentemente fundamentar todo o nosso pensar e agir na doutrina do Divino Salvador, Jesus Cristo. Ele e o seu ensino não mudam nunca. (Hebreus 13,8).Somos renovados em cada Missa celebrada: sua Paixão, Morte e gloriosa Ressurreição.Somente o poder do amor de Deus, a maravilhosa graça de Jesus e a santíssima fé cristã, recebida e iluminada pelo divino Espírito Santo, nos garante verdadeiramente vida de felicidade no Santíssimo Sacrifício da Missa.Para uma profunda reflexão, cito o pensamento extraordinário do diácono São Lourenço, que sofreu o martírio a 10 de agosto do ano 258, em Roma: "Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças, que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa".Padre Inácio José do Valle
fixImgMargin('Texto');

http://www.ultimasmisericordias.com.br/Pagina/500/MISSA-ATO-SUPREMO-DE-AMOR

Nenhum comentário: